JAGUAR LAND ROVER IMPULSIONA TECNOLOGIAS PARA VEÍCULOS AUTÓNOMOS E CONECTADOS

Este slideshow necessita de JavaScript.

JAGUAR LAND ROVER IMPULSIONA TECNOLOGIAS PARA VEÍCULOS AUTÓNOMOS E CONECTADOS

Numa estreia no Reino Unido, a Jaguar Land Rover irá colaborar com outros fabricantes no ensaio de tecnologias conectadas inovadoras que possibilitam a comunicação entre veículos.

Futuramente, as tecnologias do Veículo Autónomo e Conectado vão tornar a condução mais segura e ecológica.

Apresentamos três tecnologias em investigação, incluindo um automóvel que determina a velocidade certa para garantir que os semáforos estão sempre com luz verde.

A Jaguar Land Rover expôs as mais recentes tecnologias para o Veículo Autónomo e Conectado nas demonstrações UK Autodrive que se realizam hoje no centro tecnológico MIRA. Pela primeira vez no Reino Unido, este fabricante está a colaborar com a Ford e a Tata Motors para testar as tecnologias conectadas que, no futuro, irão possibilitar que os automóveis comuniquem entre si, bem como com a infraestrutura rodoviária, como semáforos.

Estas tecnologias são uma das prioridades da Jaguar Land Rover em termos de investigação. Está a criar uma frota com mais de 100 veículos de investigação para desenvolver e testar uma ampla gama de veículos Autónomos e Conectados ao longo dos próximos quatro anos. Em última análise, estas tecnologias vão melhorar a experiência de condução e torná-la mais inteligente, segura e até ecológica.

De acordo com Tony Harper, Head of Research da Jaguar Land Rover: “Sabemos que existe um enorme potencial para estas tecnologias nos veículos de amanhã em todo o mundo. Até agora estávamos focados na comunicação entre os veículos Jaguar e Land Rover e esta abordagem colaborativa é um enorme passo em frente para que todos os Veículos Autónomos e Conectados cooperem reciprocamente nos próximos anos.” “O nosso objetivo é proporcionar aos condutores a informação correta no momento certo e as colaborações com outros fabricantes são essenciais para conseguirmos cumprir este compromisso junto dos nossos clientes.”

A Jaguar Land Rover está a desenvolver tecnologias para veículos autónomos e semiautónomos que ajudarão o condutor a superar as partes mais aborrecidas dacondução, mantendo esta experiência agradável. A visão da empresa é viabilizar o automóvel autónomo no maior conjunto possível de cenários de condução na vida real, em todo-o- terreno e em quaisquer condições climatéricas.

Tecnologias do Veículo Autónomo e Conectado Com a Advanced Highway Assist, o veículo consegue ultrapassar automaticamente outros veículos na autoestrada e manter-se na faixa respetiva sem que o condutor tenha de tocar no volante nem nos pedais.

A Electronic Emergency Brake Light Assist alerta os condutores quando um veículo à sua frente trava a fundo ou de forma inesperada. Isto é particularmente útil ao conduzir com nevoeiro cerrado ou se o outro veículo não for visível. Imagine viajar pelo centro de Londres ou Paris sem ter de parar nos semáforos, porque estão sempre em verde. Isto agora é possível como Green Light Optimal Speed Advisory. O veículo comunica com os semáforos para indicar ao condutor a melhor velocidade de condução para chegar ao semáforo com a luz verde. Isto melhorará o fluxo do trânsito e as emissões de CO₂, já para não falar da experiência do condutor.

UK Autodrive

O UK Autodrive é um consórcio de empresas líderes do setor tecnológico e automóvel, autoridades locais e instituições académicas que trabalham em conjunto num ensaio de três anos no Reino Unido com tecnologias para veículos autónomos e conectados. Pretende afirmar este país como um centro global para a investigação, desenvolvimento e integração de veículos automatizados e conectados na sociedade. Também investiga outros aspetos  da condução automatizada como as questões de segurança e cibersegurança, sem esquecer a aceitação pública dos veículos conectados e autónomos.

Deixar uma resposta