Saiba tudo sobre os Grammys

GrammysBanner
Na última noite, foram entregues os principais prémios da musica norte-americana. Na 58.ª edição dos Grammy, em Los Angeles, houve também uma homenagem a David Bowie pela parte de Lady Gaga e por uma Adele que não surpreendeu tanto nesta noite.

Veja a Red Carpet e conheça os vencedores em baixo

Este slideshow necessita de JavaScript.

Taylor Swift foi a grande vencedora na categoria de Álbum do Ano, com “1989”. A cantora de 26 anos arrecadou ainda os prémios de Melhor Álbum de Pop Vocal e Melhor Vídeo de Música, com “Bad Blood”, música que interpreta com Kendrick Lamar. O rapper, era um dos grande nomeados da noite por estar com 11 categorias destacadas, venceu cinco delas, entre as quais a de Melhor Álbum Rap, com “To Pimp A Butterfly”.

Já na categoria de Música do Ano foi para “Thinking Out Loud”, de Ed Sheeran e a Melhor Gravação do Ano foi atribuída a “Uptown Funk”, de Bruno Mars e Mark Ronson. O duo ganhou também o prémio para Melhor Performance de Grupo Pop.

A Melhor Artista Revelação, a vencedora foi Meghan Trainor. A norte-americana de 22 anos ficou conhecida com a música “All About That Bass”, um dos temas do segundo álbum, “Title”, lançado no ano passado.

O Grammy para Álbum do Ano de Rock foi atribuído a “Drones”, dos Muse, e a Melhor Interpretação de Rock a “Don’t Wanna Fight”, dos Alabama Shakes. A banda norte-americana que junta rock e blues em temas que têm impressionado a crítica levou ainda o prémio para Melhor Álbum de Música Alternativa com “Sound & Color”.

D’Angelo venceu na categoria de Melhor Álbum de R&B com “Black Messiah” e Melhor Música de R&B, com “Really Love”, em parceria com Kendra Foster. A Melhor Performance de R&B foi para The Weeknd, com o tema “Earned It (Fifty Shades Of Grey)”. A banda ganhou ainda o prémio de Melhor Álbum Urbano Contemporâneo, com “Beauty Behind The Madness”.

A edição dos Grammy deste ano tiveram também um toque de português. A cantora e pianista Eliane Elias, considerada uma embaixadora da música brasileira (em especial, Bossa Nova) nos Estados Unidos, venceu o Prémio para Melhor Álbum de Jazz Latino com “Made In Brazil”.

Já o Melhor Álbum de Música do Mundo foi atribuído a “Songs”, de Angélique Kidjo. A cantora de Benim esteve em Portugal em 2014 no Rock in Rio e também no Festival de Músicas do Mundo de Sines.

Um gigante ainda esteve presente – Tony Bennett, com o pianista Bill Charlap, ganharam o Melhor Álbum de Pop Vocal Tradicional com “The Silver Lining: The Songs Of Jerome Kern” e Buddy Guy levou o Grammy para Melhor Álbum de Blues, com “Born To Play Guitar”.

O Grammy para Melhor Documentário de Música foi atribuído a “Amy”, de Asif Kapadia (realizador de “Senna”), que conta a história atribulada de Amy Winehouse. O documentário tem recebido vários prémios, entre eles o BAFTA.

Um dos grandes momentos da noite coube a Lady Gaga. A cantora prestou tributo a David Bowie, que morreu no início deste ano, com uma atuação onde lembrou algumas das músicas mais famosas da carreira do “camaleão do rock”.

Já o tido como pior momento deste ano têm como protagonista nada mais que Adele. A cantora britânica não estava nomeada para nenhuma categoria mas teve uma atuação na cerimónia. Adele interpretou “All I Ask”, do seu novo álbum “25”, mas teve problemas de som e desafinou. Um incidente que se apressou a justificar no twitter: The piano mics fell on to the piano strings, that’s what the guitar sound was. It made it sound out of tune. Shit happens. X”

Adele explicou que “o microfone do piano caiu sobre as cordas do próprio piano”, que lembrou que os erros acontecem.

Deixe um comentário