Carlos Gil na Eles&Elas 308

Carlos Gil

A IMAGINAÇÃO DUM PROFESSOR E A SUA PAIXÃO PELA  MODA

Este slideshow necessita de JavaScript.

É por amor a beleza feminina, nas suas mais diferentes formas, que o Carlos Gil trabalha todos os dias no seu ateliêr do Fundão. Com um percurso onde a moda encontra-se com o ensino desde o início, o estilo que apresenta em todas as suas colecções reforça o seu nome como um dos mais vibrantes e impactantes do mercado nacional.

Com vinte e dois anos de carreira, o designer português é o nosso escolhido para o Prémio Moda 2019/2020.

 

Nascido no final da década de 60 em Moçambique, o mar e a liberdade que só o continente africano consegue transmitir fizeram parte da sua infância até aos sete anos, altura em que se mudou com a família para a florida cidade das cerejas, o Fundão. Foi neste ambiente mais tranquilo e pacato que o amor à moda começou a crescer, mesmo contra a vontade da família que gostava que ele seguisse um outro percurso mas que hoje o apoiam e dão lhe a maior força.

Formado em Design de Moda, teve uma breve passagem pelo ensino e colaborou com empresas exteriores antes de ter aberto, em 1998, o seu primeiro ateliêr Este projecto, que desde então tem marcado pela inovação, surgiu graças ao incentivo e apoio da sua mulher, Carla Neto. Juntos são o corpo e a alma da marca CARLOS GIL, que é sinónimo de sucesso e de perfeição em tudo o que apresentam.

O primeiro desfile de Carlos Gil no Portugal Fashion, a semana de moda mais importante do país e que todos os anos mobiliza dezenas de designers, aconteceu em 2009 com uma colecção de pronto-a-vestir que chamou logo a atenção de todos. Esta primeira apresentação ao grande público fez com que começasse na consolidar o seu nome como um dos mais fortes e vibrantes do mercado nacional, que representa uma parte significativa do PIB português.

Depois da passagem pelo Portugal Fashion, dezenas de outros desfiles seguiram-se até ao esperado “salto” para os mercados internacionais. A primeira apresentação das criações da marca CARLOS GIL no estrangeiro aconteceu na Semana da Moda da Polónia. Com um nome reconhecido e acarinhado a nível internacional, fazendo regularmente parte dos principais cadernos de tendências a nível mundial ao lado da Fendi e da Prada, o designer residente no Fundão esteve presente em Milão. Foi perante o olhar de críticos e alguns dos maiores especialistas internacionais que desfilou as suas  recentes criações.

Quando pensamos na marca CARLOS GIL, esta é normalmente associada a elevados níveis de qualidade. O estilista acompanha de perto todo o processo de criação e de confecção até ao momento do desfile final. Esta dedicação constante ao trabalho faz com que os seus vestidos sejam descritos como especiais, emblemáticos, únicos e inspiradores para todas os que os vestem. São as suas clientes, que o procuram há duas décadas com os mais variados pedidos, o seu maior desafio e a sua maior fonte de inspiração no processo criativo.

Inspirado pelas mulheres e pelas suas formas especiais, Carlos Gil vê Jacqueline Kennedy, antiga primeira-dama americana, como um ícone de beleza e sofisticação que representa a imagem da “mulher perfeita” do século XX. Em Portugal, foi durante dez anos o responsável pelo guarda-roupa oficial de Maria Cavaco Silva.

Em cada colecção que apresenta ao público, o estilista inova e aposta constantemente no uso de novos tecidos de elevada qualidade e estampagens que marcam uma tendência e que ajudam a marcar a beleza feminina em todas as suas formas únicas, autênticas e verdadeiras. Isto pode ser visto no mais recente desfile que protagonizou   onde apresentou as suas tendências para a próxima Primavera/Verão e Outouno Inverno. Em “Mind Games”, a sua inspiração foram as mulheres independentes que saem de manhã para trabalhar mas que de noite, mesmo no carro, mudam de roupa e aproveitam para festejar. Uma mesma mulher, dois estilos bem diferentes mas perfeitamente conjugados por uma mulher moderna, cosmopolita e que se vestem para as 24 horas do dia ao mais alto nível. Das criações apresentadas na passarela, as cinturas altas, os vestidos fluidos e o contraste de cores entre o claro e o escuro foram as principais marcas que deixaram os presentes encantados.

Reconhecido tanto pelos seus pares como pelo público geral, Carlos Gil  foi condecorado com a Ordem do Infante D. Henrique, pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, pelo trabalho feito  tanto em Portugal como no estrangeiro, para onde viaja frequentemente.

A educação é outra das grandes paixões de Carlos Gil e como tal, quando não está focado na criação e na ascensão da sua marca, é presença frequente na ETIC, onde através do curso de Produção de Moda transmite , aos alunos toda a experiência e conhecimentos que adquiriu ao longo dos anos que anseiam fazer um percurso semelhante ao iniciado pelo estilista.

Uma das novas apostas do designer português é a linha de produtos Carlos Gil Home. Esta transporta para a sua casa os melhores aromas do Oriente graças a um conjunto de velas, sabonetes e perfumes com aromas quentes e que trazem consigo uma sofisticação e modernidade que resulta de uma troca de ideias que levam-no a fazer sempre mais e melhor já há 22 anos.

É devido a uma carreira marcada por sucessos e onde a inovação e aposta em novas tendências são uma constante que Carlos Gil é a nossa aposta para o Prémio Moda 2019/2020 da revista Eles &Elas.

Deixe uma resposta